26/11/2009

Júlio Cézar Leonardi no IV Encontro de Gaiteiros

Quarta edição do evento foi realizada em Canela (RS).

 

 

 

 

Nos dias 18 e 19 de novembro, o acordeonista beltronense Júlio Cézar Leonardi, convidado novamente por Adelar Bertussi, representou o Sudoeste do Paraná na 4ª edição do Encontro de Gaiteiros, realizado em Canela (RS). Realizado anualmente pela Associação Gaúcha de Gaiteiros e Acordeonistas, sempre com forte apoio das secretarias de educação, de cultura e de turismo locais, o evento reúne músicos, professores e apreciadores da arte, desde novos profissionais até os mais renomados instrumentistas, com o propósito de difundir o uso do instrumento, orientar os músicos em sua carreira e promover a confraternização e a troca de conhecimentos. O encontro é sempre coordenado pelo membro da associação residente no município escolhido. José Adair Boeira foi o responsável por este que foi, sem dúvida, o maior dos encontros, reunindo mais de 300 gaiteiros do RS, SC, PR e SP.

Além de palestras e homenagens aos músicos veteranos, o momento alto do evento foi o desfile de todos os gaiteiros pelas ruas da cidade, tocando juntos, sob a regência de Adelar Bertussi, partindo da Catedral de Pedra em direção à praça central.
O desfile fez parte da abertura do ‘Sonho de Natal’, de Canela e culminou com o show dos acordeonistas no teatro municipal, aberto ao público mediante a entrega de um quilo de alimento. A participação do público foi tão grande, que o show teve que ser dividido em dois palcos: um no teatro e outro na praça.

Estavam presentes Albino Manique (Os Mirins), Edson Dutra e Daniel Hack (Os Serranos), Varguinhas, Chico Brasil e Tiago (Os Monarcas), Tio Nanato, Iedo Silva, Berenice Azambuja, Beto Caetano, Gaúcho da Fronteira, Marinês Siqueira, Ernesto Nunes, Nardel Silva e Itajaíba Mattana (Cobras do Teclado).


Júlio Cezar conta que é sempre muito prazeroso participar desse tipo de encontro, que o remete a tempos em que apreciava a música dos mais antigos.“Participar do Encontro é extremamente proveitoso e prazeroso. Além de divulgar nosso Estado e nosso município no evento, fortalecemos o nome no cenário da música. Cultivar a amizade com os grandes mestres e receber seus conselhos e ensinamentos é motivo de orgulho, porém é extremamente gratificante quando nos deparamos com alguém que já nos reconhece dentro da música. Aproveitei a viagem para finalizar alguns compromissos em Caxias do Sul, onde havia estado na semana anterior em campanha de divulgação de nosso novo CD, gravando programas para as TVs e rádios de Caxias e Bento Gonçalves”.
O encontro encerrou com gaitaço e gravações de programas de várias emissoras de TV no CTG de Canela e no Hotel-fazenda Pampas da Serra. O evento foi registrado para o programa Gaúchos e Birivas, da TV Beltrão, por Roseli e Juarez Gralak, convidados por Júlio Cézar que, por sua vez, auxiliou a equipe nas entrevistas. É a segunda oportunidade em que o músico participa do encontro. A primeira foi na edição anterior, em 2008, realizada em São Marcos (RS), quando Júlio tornou-se membro da Associação de Acordeonistas.

Fonte: Jornal de Beltrão