GRUPO FANDANGUEIRO


O Grupo Fandangueiro foi criado no ano de 2008, com o objetivo de oficializar a formação de músicos que acompanham Júlio Cézar Leonardi em suas apresentações. Os direitos de uso do nome, marca e logomarca foram registrados no INPI no mês de julho, porém a formação já existia desde o início daquele ano.
           
A primeira aparição foi no Programa Gaúchos e Birivas, em abril de 2008, apresentado por Elóis Rodrigues, numa edição especial que mostrava a performance no palco. A estrutura áudio-visual completa foi montada no palco do teatro Eunice Sartori, em Francisco Beltrão, numa simulação de um show, porém sem abertura ao público. Logo em seguida, no dia 14 de junho, Júlio Cézar Leonardi e Grupo Fandangueiro estreavam em grande estilo, num fandango de casa lotada no CTG Recordando os Pagos.

A composição passou por algumas transformações, mas sempre se preservou a essência tradicionalista e o compasso fandangueiro, características da identidade construída por Júlio Cézar Leonardi desde o início de sua carreira, nos anos 90. Atualmente, o Grupo Fandangueiro é formado por quatro músicos com experiência em shows essencialmente gaúchos, que executam gaitas, baixo, violão, bateria e vozes.